domingo, 11 de maio de 2008

Pesquisa-ação culinária 1 - Cuca de banana


Essa cuca eu meio que inventei, meio que copiei, meio que sonhei. Fernando andou comentando sobre uma deliciosa cuca de banana feita pela vizinha, cujo cheiro o magnetizava ao chegar da escola. A irmã dele, Edith, me mandou uma receita, mas o que acabei fazendo foi em função do "encontrado no armário e geladeira". O açucar mascavo deu a cor escura da farofa de cobertura.
Descobri na internet que a palavra cuca é provavelmente uma corruptela de "kuchen", palavra alemã que designava um tipo de pão doce ou bolo com frutas. Mundo dá voltas, camará!

Cuca de banana

(para a farofa)

1,5 xic açucar mascavo

+- 2 xic farinha de trigo


1/2 pacote de manteiga com sal gelada

canela em pó


(para a massa)
4 ovos
1 xic açucar branco 2 xic farinha de trigo
umas 3 cl sopa margarina
cerca de 1 xic de leite - usei o desnatado que tinha mesmo
uma cl sopa cheia de fermento em pó

Bati tudo - geralmente bato as claras em neve, separo, bato as gemas com o açucar, junto o resto, começando pela farinha. A farofa foi feita com as mãos, misturando tudo rapidamente para não derretar a manteiga e ficar com um ar de farofa mesmo. No tabuleiro untado e enfarinhado, coloquei a massa, com a farofa distribuída por cima, para assar em forno de medio a baixo ( o meu é meio exagerado), por uns 40 minutos.

Um comentário:

Mariana Pimentel disse...

olá Helena, tudo jóia? que delícia essa receita, vou tentar pq eu adoro banana, é a minha fruta preferida! E quando voltei para Brasília ganhei de presente o livro novo do Jamie Oliver, estou animadíssima. Aproveito para agradecer a atenção que vocês tiveram comigo e pedir desculpas por não ter me despedido, meu vôo saiu super cedo e no dia anterior fiquei até tarde com meu tio!
Beijinho a todos e feliz ano novo!
mariana